Ratos de Porão

A banda brasileira de punk rock Ratos de Porão foi formada em novembro de 1981 em São Paulo. A banda surgiu durante a explosão do movimento punk paulista. Os integrantes Originais são: João Carlos Molina Esteves (Jão), Roberto Massetti (Betinho) e Jarbas Alves (Jabá).

Inicialmente o grupo tocava punk rock e hardcore. Mas acabaram mudando para o crossover thrash, influenciados por bandas como D.R.I. e Broken Bones. Em 1982, participaram do festival "O Começo do Fim do Mundo" no SESC Pompeia, um marco do movimento punk brasileiro.

Lançaram inicialmente dois álbuns, em 1984 e 1986. Em 1987 o grupo fez uma parceria com a banda Sepultura, o qual contaram com Max Cavalera e Andreas Kisser na faixa “Morte e Desespero”, do álbum "Cada Dia Mais Sujo e Agressivo", pela gravadora Cogumelo Records. Foi o começo da projeção internacional do grupo.

Em 1989 gravaram o álbum "Brasil", pela gravadora Eldorado, na Alemanha, o que aumentou a visibilidade internacional da banda. Lançaram 15 álbuns/EPs durante a carreira. Ao longo da trajetória o grupo realizou várias turnês europeias, consolidando sua fama fora do Brasil. A formação atual é composta por João Gordo, Jão, Boka e Juninho.

Assine nossa
newsletter

Assine nossa newsletter e se mantenha informado sobre o mercado da música, tendências e lançamentos incríveis da Nikita Digital.